COMO ESTUDAR PARA AS PROVAS
Retirado de: “TIPS ON TEST TAKING”
Richard M. Felder (North Carolina State University) e
James E. Stice (University of Texas - Austin)
Agradecimentos: Prof. Dr. Oswaldo Curty da Motta Lima
Profa. Dra. Maria Angélica S. D. Barros
-
PREPARAÇÃO
-
Estude em pequenos grupos
-
Certifique-se de que seu grupo contém apenas pessoas que levam o estudo a sério. Pelo menos alguns deles devem estar no seu nível ou acima.
-
Revise, faça tantos problemas diferentes quanto você puder.
-
Estabeleça soluções, mas não “invente” resultados.
-
Não abandone um problema até que esteja convencido de não poder fazê-lo sozinho.
-
Sugira possíveis assuntos sobre os quais você poderia ser questionado, e as respostas que você poderia dar.
-
Deixe a cerveja na geladeira até que você tenha terminado seus estudos.
-
Prepare uma “cola” como se a estivesse fazendo para “colar” em uma prova sem consulta: se a prova for sem consulta você saberá o que tem no papel e se a prova for com consulta, traga o papel consigo.
-
Não fique a noite toda estudando. Tente ter uma quantidade razoável de sono em véspera de prova. Se isto não for possível, tente tirar um cochilo antes da prova ou pelo menos descanse um pouco.
-
Providencie um despertador extra!! Deixe pronto um segundo alarme, ou combine com um amigo um telefonema para lhe acordar.
-
Arranje formas alternativas de transporte para o campus.
-
Traga tudo o que for necessário para a prova: livro-texto, notas de aula, se a prova for com consulta; papel, lápis e borracha extras; calculadora com pilhas reservas; HandBooks (Perry) e tabelas (como tabelas de vapor), se permitido; material distribuído em sala, se permitido; “colas"/lembretes, se permitido.
-
DURANTE A PROVA
-
Leia a prova inteira antes de começar a resolvê-la.
-
Escolha o problema (ou questão) que lhe pareça mais fácil e comece por este(a). Continue a fazer os problemas em ordem ascendente de dificuldade.
-
Permaneça em movimento!! Trabalhe em cima de um problema até que você fique sem saída. Pense sobre ele por um minuto ou dois; se nenhuma idéia vier à tona, pule para outro problema. Não gaste 30 minutos suando a camisa por um adicional de 0,5 pontos num problema e ficar sem tempo, deixando um problema de 3 ou 4 pontos intocado. Mais
tarde você pode ter tempo para retornar àquele e estar mais bem preparado para resolvê-lo então. -
Mostre o seu trabalho. Dê detalhes suficientes. Assim, ambos, você e o avaliador, poderão dizer o que você está tentando fazer. Ainda que você possa fazer o problema “de cabeça”, não faça! Se você estiver errado, leva um zero, se você estiver certo, pode ser suspeito de ter colado.
-
Tome cuidado com algarismos significativos. Alguns professores não gostam de respostas como 23,694028 ainda que esta seja a resposta da calculadora.
-
Pense em pontos parciais. Tente atribuir algo a cada parte de todo problema/questão. Se você não tiver tempo para resolver o problema completamente, escreva o que você teria feito se tivesse mais tempo.
-
Mantenha o seu trabalho legível. Se o professor não consegue ler o que está escrito, então você não está apto para receber a pontuação integral ou, até mesmo, não receber nenhuma.
-
Se você não entender uma questão, peça ajuda ao professor. Ele pode te ajudar e não dói tentar.
-
Não entre em pânico. Se você sentir suor excessivo e/ou respiração anormal, solte o lápis, feche os olhos, respire devagar e relaxe os músculos que estão tensos (maxilar, pescoço, estômago). Quando você se acalmar, volte ao trabalho.
-
Se você tiver tempo ao final da prova, confira as soluções. Você respondeu a cada parte de todas as questões? Você respondeu às questões perguntadas? Suas respostas lhe parecem razoáveis? Seus cálculos estão corretos?
-
Entregue sua prova quando acabar o tempo. Nada faz um professor mais homicida do que ter que enfrentar o aluno para recolher sua prova.